PT

.

EN

 

Oficina de Etnografia: experiências e debates

 

 

Posicionando-se entre as demandas por uma etnografia compassiva, a Oficina de Etnografia que agora se abre servirá para que qualquer investigador possa partilhar as suas experiências na prática da etnografia, e assim usufruir da dinâmica reflexiva de um grupo de pares que se reúna de forma regular, num ambiente de cumplicidade e discussão. Abre-se assim um espaço para que o trabalho de campo possa ser uma experiência mais segura, saudável e ética, tanto para os investigadores como para as pessoas com quem estes se propõem aprofundar os seus temas de estudo, em situações de vulnerabilidade mais ou menos evidente de todas as partes envolvidas. É este um primeiro passo para a construção de um repertório de formas de estar em campo, que permita não só ajudar a prever desafios e a imaginar estratégias para os ultrapassar, como também potenciar recursos institucionais que se agilizam melhor em colectivo. Além das experiências partilhadas pelos participantes, as sessões terão como mote textos, filmes e convidados.

 

Coordenação
Elsa Peralta (Investigadora CEC-FL/UL, Investigadora Associada ICS-ULisboa) | elsa.peralta@campus.ul.pt
Inês Galvão (D.ANT, ICS-ULisboa) | galvines@gmail.com

 

Calendário da Oficina de Etnografia
ano lectivo 2020/2021

Todas as sessões decorrem às 3ªas feiras, das 15h30 até às 17h30h.

 
DATA TEMA
13 outubro, 2020 Apresentação da Oficina de Etnografia
10 novembro, 2020 [9h30-17h00, c/intervalos] Workshop: The New Ethnographer: addressing challenges in ethnographic research
15 dezembro, 2020 Vulnerabilidades. Convidada: Patrícia Hilário
19 janeiro, 2021 Posicionalidades. Convidada: Susana Viegas
9 fevereiro, 2021 Falibilidade. Convidado: João Pina-Cabral
16 março, 2021 Observação e ficção. Convidado: Ricardo Falcão
13 abril, 2021 Saúde e segurança.
11 maio, 2021 Arquivos. Convidadas: Joana Craveiro e Inês Ponte
8 junho, 2021 Dados pessoais e sensíveis. Convidado: Pedro Neto
6 julho 2021 Ética e desvelamento. Convidados: Carmo Daun e Lorena e Ricardo Falcão
 

Lotação e pré-inscrições
Por uma questão de agilidade da dinâmica de grupo, que se reunirá via zoom, em videoconferência, a lotação das sessões da Oficina de Etnografia será de 25 participantes – incluindo o workshop com o colectivo The New Ethnographers.

Quem tiver interesse em participar, poderá desde já contactar-nos por email (galvines@gmail.com, elsa.peralta@campus.ul.pt) e proceder a uma pré-inscrição para cada uma das sessões programadas.

Agradecemos que depois de confirmada a pré-inscrição, nos avisem de alguma eventualidade que impeça a presença, para podermos preencher a vaga.